segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Diamantes de Sangue - Made in Brazil

Pouco se fala, mas o Brasil já é um dos maiores exportadores de diamantes (ornamentais) do mundo. Não é um fato propalado por nosso gorvernantes pois é uma atividade ilegal que gera esta riqueza.

Esse recorde ocorre porque os diamantes em questão saem de uma Terra Indígena, a TI Roosevelt (dos índios Cinta-Larga), em Rondônia. Esses índios ficaram conhecidos em 2003 pelo massacre de mais de 30 garimpeiros que lavravam em sua terra. O Garimpo em TI, que sempre foi ilegal, passou a ter maior controle de autoridades e a Polícia Federal começou a vigiar (o que podia) desta rica TI. Ali, na TI Roosevelt reside uma das maiores (senão a maior) jazida de Diamantes do Mundo todo.
Há relatos de que já se achou diamante "brotando do chão" (literalmente) após chuvas mais intensas. A grande diferença desta jazida é que, em uma jazida comum, 90% dos diamantes são industriais e só 10% são ornamentais, na TI Roosevelt ocorre o inverso.

Saem dali diamantes raros e de ótima qualidade , coloridos inclusive .

Os índios (caciques em sua maioria), que possuem um conhecimento melhor do mundo dos brancos passaram a controlar a extração dessas pedras na TI e a lucrar com isso. Põe mais de 3000 índios para trabalhar e ficam com grande parte do resultado.
Moram em casas na cidade (com segurança e circuito de TV) e andam de Jipes importados.

Mas como as pedras saem dali?

De várias maneiras. De avião (em aeronaves que pousam direntamente dentro da TI em pistas clandestinas); a pé, com os garimpeiros "menores" e nas "partes intímas" de todo tipo de pessoa que circula na área, até mesmo de alguns Políciais corruptos (que sempre existem por ai).

O lucro é dividido entre funcionários da Funai, com policiais e até com a parte da alta cupula da política rondoniense. (gostaria de deixar claro que nem todos os que ali estão fazem isso, mas que isso existe, sim, existe).

As gemas "viajam" para Cuiabá (MT), Minas Gerais e São Paulo, aonde são "esquentadas" (ou nem isso).
Ganham certificado do DNPM para poder circular de maneira livre pelo país. Dali vão para Antuérpia (Belgica) ou Tel-Aviv (Israel).
Locais aonde viraram jóias que adornarão pescoços abastados. Se voltarem ao Brasil, será em forma de uma boa caneta "Mont Blanc" ou em algum Relógio "Bulgari", ou bracelete "H. Stern".

Estas empresas dizem pedir "certificado de origem", mas quem garante? Pergunte a alguma socialaite o que é isso? tenho certeza que ela também não saberá.

A máfia dos diamantes é algo restrito a uma comunidade específica do Oriente Médio e os acordos são feitos na base da "palavra" e do sobrenome. Pouco importam papeis.

Cada vez que se ouvir sobre a prisão de contrabandistas com diamantes na região central do Brasil, pode ter certeza, essa carga saiu da TI Roosevelt (custando a saúde e/ou a vida de algum individuo Cinta-Larga, ou miserável garimpeiro).

São diamantes de sangue, mas sem o glamour da encenação de um Leonardo Di Caprio para dar o tom drámatico da situação.

(este assunto é muito sério e, no momento, não estou com o tempo necessário para escrever tudo o que sei sobre ele. Espero que isso já dê uma ideia do que falo, em breve escreverei mais detalhadamente, dando nomes aos bois, se possivel).

Nenhum comentário: