sábado, 13 de setembro de 2008

Angra 3 e suas 50 irmãs.

O Jornal "O Dia" datado de 13/09 afirma que nos próximos 50 anos o Governo Federal pretende construir 50 Usinas Nucleares, dando um acrescimo de 60 mil megawatts em aporte energético no país.

Ou seja, pretende-se que metade da energia elétrica brasileira tenha origem nuclear.

Não sou contra a energia nuclear, esta é a mais "limpa" dentre todas as formas encontradas pelo Homem para a produção em larga escala, mas por que tantas?

Fazendo uma média simplista, é como se cada Estado da Federação ganhasse, ao menos, uma usina e meia. Aonde caberá tudo isso? E no caso de uma catástrofe com uma delas (afinal seriam 50)?

Não se pode esquecer que as de Angra foram construidas em um local que os indígenas chamavam de "pedra mole" (não vou lembrar a nomenclatura exatamente). Mas deve explicar o o medo de quem mora ali próximo (uma das partes mais bonitas de Mata Atlântica ainda existentes) em enfrentar uma versão tapuia de "Chernobyl".

Com fundações em "pedra mole" e outros problemas , nos anos 80, a usina foi apelidada "vaga-lume" , pois era frequentemente ligada e desligada, reflexo de seu alto custo de manutenção e baixa produtividade energética.

Mal se decidiu o futuro de Angra 3 e já planejamos mais 50 Usinas.....

Será que não há outras maneiras de se garantir fornecimento energético a longo prazo? Será que revitalizar as linhas de transmissão e as Hidrelétricas já existentes não dariam um acréscimo de alguns gigawatts? E a Biomassa? e a energia solar? e os Cata-ventos, as "usinas de ondas"..... ?

Por que arriscamos tanto?

Nenhum comentário: