quinta-feira, 15 de maio de 2008

A Chapa Tá Quente....

O Caderno Ciência da "Folha de SP" de hoje (15/05) , fez reportagem sobre o artigo que foi publicado na Revista "Nature", por um grupo internacional de cientistas, sobre estudos das consequências do aquecimento global nos 5 continentes.

São 30 mil dados sobre variações biológicas e físicas no Globo, que ao serem combinados deram um panorama muito pouco animador sobre as variações climáticas em curso no Planeta.

No Hemisfério Norte, nos EUA, as flores estão brotando mais cedo. As marmotas estão saindo de suas tocas mais cedo ( acabei lembrando do filme "Feitiço do Tempo" e o famoso "dia da marmota"). Ursos Polares estão morrendo, e os que sobrevivem, estão se tornado canibais devido a falta de oferta alimentar.

Na Europa, a situação é semelhante. A florada de Tulipas holandesas foi alterada e a chegada dos passaros migratórios antecipada.

O IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) afirma que o aquecimento global é "evidente e inequivoco" e aponta com grande margem, a responsabilidade Humana neste fato.

Afirmam que as áreas mais frágeis e possíveis de sofrer com essas mudanças são as da Ásia Central e África.
Há poucos dados sobre a América do Sul, todos eles sobre as geleiras andinas e glaciares patagônicos, que também estão decrescendo.

Agora, os pesquisadores querem a ajuda dos índios brasileiros para mapear as mudanças ocorridas aqui, e assim, completar seu estudo.

E ainda há quem pense que o aquecimento global não tem a "mão do Homem"......

(vale lembrar que outro estudo recente, e usado nas palestras de Al Gore, já afirmava que já há mais de 300 partes/milhão de CO2 na Atmosfera. Recorde só igualado na pré-história humana, há 800 mil anos, e responsável por grandes mudanças climáticas à época).

Nenhum comentário: