sexta-feira, 29 de julho de 2011

Só o egoísmo salvará a espécie humana.

Questão Ambiental é a grande preocupação do momento. Carros "verdes", energias renováveis, shows de rock "sustentáveis". Ecologia, agora, é "mainstream". Há uma profusão de: "Salve as Baleias"; "Proteja a Amazônia", "Preserve a Natureza.".... Nas Conferências do Clima (COP-15, COP-16...) há quase uma aceitação geral de que o aquecimento terrestre é responsabilidade humana; sendo assim, políticamente são decididos os "limites" para o aumento da temperatura na Terra. Até agora, diz-se, 2 graus Celsius a mais de aquecimento, em média.

Em meio a essa profusão de dados, são esquecidos aspectos importantes da discussão:

1) NÃO EXISTE "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Ou há desenvolvimento ou há sustentabilidade. São decisões excludentes. A aceitação de um é a negação do outro. Aparentemente, a nossa escolha já foi feita, durma-se com ela.

2) O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO PODE SER LIMITADO POR MEIO DE DECISÃO POLÍTICA


Alguns políticos falam em, aumento médio de, 1 grau nos próximos 100 anos. Outros falam em 2 graus, ou em 3 graus. Ignora-se o aspecto mais importante: A Terra já passou, dezenas de vezes, por processos de aquecimento e resfriamento. Extinções ocorreram, espécies foram criadas e destruídas. O Planeta permaneceu. Quando políticos decidem, na "canetada", o quanto estão dispostos a degradar o meio ambiente, esquecem-se do mais importante: Na última vez em que o Planeta esteve 3 graus mais quente (ou 3 graus mais frio), não havia seres humanos na Terra. Perde-se de vista que é a sobrevivência de nossa espécie (Homo-Sapiens-Sapiens) que está em jogo. Levaremos, conosco, milhares de organismos vivos (já exterminamos vários até o presente momento), extinguiremos outros mais.... No aspecto macro-ecológico isso não significa NADA. Se sobrar apenas um organismo unicelular, a vida poderá florecer novamente no Planisfério. Isso ocorreu anteriormente, nada impede que se repita. A grande diferença é que os ciclos planetários demoram milhares ou milhões de anos, o ser humano está alterando o ambiente em centenas de anos, muito pouco tempo para que todas as espécies se adaptem de forma adequada.

3) NÃO É O PLANETA QUE ESTÁ EM RISCO DE EXTINÇÃO, É O SER HUMANO.

Posso ser acusado de "egoísmo", visto que defendo a preservação humana; entretanto, egoista é o pensamento da espécie que, arrogantemente, se sobrepõe à vida de todas as outras que coabitam essa "rocha". Salvar as baleias, as focas, os ornitorrincos.... é importante, mas, é mais importante a NOSSA salvação. Se lograrmos salvar a nossa espécie, a reboque, salvaremos outras tantas.

Tem-se que ser considerado que, em última instância, o Planeta é maior do que a arrogância humana, seus mecanismos cíclicos são auto-reguláveis e a vida teima em reaparecer, mesmo após extinções massivas. A vida será destruida, mas voltará, não voltará no mesmo formato, mas voltará, centenas e centenas de vezes. Essa é uma verdade irrevogável.

Há, ainda, aqueles que acreditam que o ser humano deve lançar-se ao espaço para colonizar outros mundos. Estes se esquecem que o local mais adaptado à vida humana é a Terra. Viver em outros locais não é possível e, mesmo que um dia seja, será caro demais para que todos possam se mudar. Ainda é mais barato mudar nossa própria casa do que buscar outra.

A campanha está errada. Não é "Salve o Planeta" ; mas sim : "Salve a Humanidade".





(Imagem: fonte https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuQO18uU3Fs-jraxNqL1l2HuF9VDFrhuC2fDANlNNDVW93WrVjtoMI7t_atibBdnA81pU_qPv8Qjdb2viKahreEep_hdLXl8JwVw5OM9nzWVbcCJbdNCNBHyFKubEu4DjcI3xcUTVGz01J/s1600/Egoismo%255B1%255D.jpg)

Nenhum comentário: