sexta-feira, 10 de julho de 2009

De volta para o Futuro

A maioria das pessoas (da minha época) já ouviram falar do filme "De volta para o Futuro".

Aquele filme do Spielberg, com o Michael J. Fox (Mc Fly) e o Christopher Loyd (Dr. Brown).

Este filme é do ano de 1985.

Em 1985 o Brasil havia acabado de sair de sua ditadura (ditabranda?) militar e o primeiro Presidente da neo-democracia era, na veradade, o vice José Sarney.

Tá? Mas o que isso tem a ver com o filme?

Simples, se o nosso amigo Mc Fly aportasse com seu "bólido do tempo" aqui no Brasil no ano de 2009 ou 2010 poderia se deparar com o mesmíssimo Sarney ocupando a mesmíssima cadeira de.... PRESIDENTE DA REPÚBLICA!!!!! (????)

Explico.

A linha sucessória da cadeira presidencial e´a seguinte:

1. Presidente = Lula

2. Vice-Presidente = José Alencar

3. Presidente do Câmara = Michel Temer (PMDB)

4. Presidente do Senado = José Sarney (PMDB)

5. Presidente do STF = Gilmar Mendes

Bom.... o Lula está sempre viajando e, ao que tudo indica, no ano que vem viajará ainda mais na "Caravana da Dilminha" para poder emplacar sua sucessora em 2010.

O José Alencar..... ficou mais tempo como Presidente do Brasil do que o Lula (justamente por que esse só viaja ).
Alencar luta há muitos anos contra um câncer violentissímo que, vira e mexe, faz com que ele fique algum tempo "no estaleiro" para exames ou cirurgias (aliás, voltou para o Sirio-Libanes ontem...) e não seria surpresa se ele se licenciasse para se tratar em breve.

O Michel Temer é a peça-chave, pois na eventual falta do Lula e do Alencar, assume o Presidente da Câmara dos Deputados.

Ele, Michel, pode deixar de ser deputado para assumir o posto de Vice na chapa de Dilma Rousseff. Tudo irá depender se o PMDB oficializar aliança com o PT.
Aliança essa que tem segurado o Sarney, nosso "cidadão diferenciado", como Presidente do Senado mesmo com escândalos quese diários, em todas as mídias possíveis, envolvendo seu nome.

Caso consiga se safar deste mar de lama do senado (e eles SEMPRE dão um "jeitinho" nesse sentido), o Sarney ficará por um bom tempo exatamente onde está.

Ou seja, existe o risco real do "DeLorean" viajar 25 anos no futuro e o Michael J. Fox ficar com aquela impressão de que, na política brasileira, nada mudou.....

(Bom, pelo menos a chance do Gilmar Mendes assumir é muito baixa)

(Quem levantou essa teoria do "Sarney Reloaded" foi a Eliane Cantanhêde na Folha-SP, 9/07)

Nenhum comentário: