quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Primeiro passo foi dado.

O Exmo. Ministro Ayres Britto deu seu parecer favoravel à TI Raposa. Há grande importância neste voto, pois, como relator do processo é o magistrado mais informado sobre o assunto.
O voto favorável do relator costuma dar "o tom" do julgamento como um todo, mas nada impede uma "virada" . Ainda faltam os votos de 10 ministros.... um grande passo foi dado, mas foi só....
Já no segundo voto o julgamento foi suspenso. O Ministro Carlos Alberto Direito pediu "vistas" no processo, ou seja, mais tempo para analizar a questão.
Seu voto já está pronto, mesmo assim, crê que sua análise será melhor balizada à luz dos novos fatos apresentados ontem.
Com isso, o julgamento ficará suspenso por tempo indeterminado. O ministro Ayres Brito (figura que parece muito ciente da situação e também passa uma imagem de pessoa muito espirituosa), confia no seu colega Carlos Alberto Direito, declarando que este é um magistrado famoso por seu rigor em análises técnicas.
Nos corredores do STF aposta-se em decisão apertada de 6 votos a 5 em favor dos índios e da demarcação continua (e contra os arrozeiros).
Comoa decisão não sai tão rapidamente, tudo é possivel.....
No momento os dois lados comemoram:
Os índios (da demarcação continua), pelo emblemático voto favorável de Ayres Brito.
Os arrozeiros comemoram pelo tempo extra que terão antes da decisão final, além da possível reversão do resultado nos votos ainda não relatados.
Se o meu parecer contasse, votaria junto com o Ministro Ayres Brito, infelizmente posso apenas opinar....
É esperar para ver.....

Nenhum comentário: