segunda-feira, 5 de maio de 2008

Tá Esquentando.....

Considerações sobre o aquecimento Global.

No inicio do ano vi um programa de TV no Canal "Futura" sobre "Aquecimento Global", participei também da Palestra "Uma Verdade Incoveniente" do Ex Vice-Presidente Norte-Americano Al Gore (mas ministrada por um de seus discípulos) . Ambos muito interessantes e que deram uma visão bastante ampla deste grande problema que a Humanidade enfrenta atualmente.

O tema atingiu o "mainstream" , muitos pensam saber sobre ele, poucos realmente sabem....
Sou dos que pouco sabem, gostaria de saber mais. Entretanto, acredito que o pouco que sei já "me credencia" de alguma maneira a falar sobre o assunto.

Talves o dado mais interessante, é em relação a "como se dá" o aumento dos Oceanos devido ao derretimento das calotas poláres.

Os dois grandes vilões são, pasmem: Groenlândia e Antártica.

Nossos problemas não são os temiveis "Icebergs", as grandes pedras de gelo devoradoras de barcos que já boiam no mar.
Os processos naturais , Invernos e Verões polares, esquentam e esfriam a água que se liquefaz ou endurece, isto não muda a conta do aquecimento. O gelo já está "mergulhado na água", portanto não há aumento de massa, apenas mudança de forma.

O Problema está em terra. A Antártica e a Groenlândia são porções de terra cobertas de gelo, (muito gelo) .
A Antártica, mais do que uma ilha, é um continente inteiro. Sobre este continente está uma massiva quantidade de água petrificada (o Permafrost) , e aí mora o perigo.

Com o aquecimento do Planeta, este gelo que recobre a Antártica (e também a Groenlândia) tende a derreter e fluir em direção ao mar.
Isto não ocorrerá de maneira gradual e nem uniforme. Blocos se desprederão e grandes quantidades de água, muita neve e gelo serão adicionadas ao sistema de uma vez só.

Estima-se que o derretimento de apenas 20% da água que está "equilibrada" sobre a plataforma do Continente Antártico seria o bastante para aumentar em alguns metros o nível dos oceanos em todo o mundo.

Outro ponto pouco considerado é que a adição de mais água (doce) ao sistema mudará a salinidade dos mares .
Com menos sal, o Oceano mudará seu regime de correntes hidrológicas. Mudará a forma de distribuição de nutrientes pelo Globo, e principalmente, mudará muitos princípios da navegação oceânica.

Como tudo que poossui um lado ruim pode possuir um lado bom. Já há empresas que esperam crescer em meio ao aquecimento global.

O derretimento das calotas Árticas que impedirá os Ursos Polares de encontrar terras para sobreviver no verão, é o mesmo que permitirá que grandes navios cruzem o norte canadense numa nova rota Leste-Oeste Americana (como um "Estreito de Mgalhães" do Norte). Faclitando a troca de produtos de costa-costa americana e reduzindo a dependência "Yankee" do Canal do Panamá.

COMO SE VÊ, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!!!

Resta saber se o possivel ganho nas rotas marítimas compensa o fato de perdermos todas as cidades litorâneas de que se tem notícia.

Nenhum comentário: