A invasão de fazendas pelos Makuxi deixou , pelo menos, 10 índios feridos. Agrava-se a tensão na área da TI pretendida pelos índios.
O local escolhido pelos indígenas não foi feito "ao acaso", pertence ao Prefeito de Pacaraima Paulo César Quartieiro.
Ele é um dos maiores rizicultores e grileiros do Estado, maior incentivador das invasões à TI Raposa/Serra do Sol nos anos 90 (quando esta ainda estava com seu reconhecimento em fase de "tramitação").
À época , Paulo César já contava com a fraqueza institucional brasileira e a famosa "cultura do jeitinho" que o fariam erguer um império agrário antes do fim dos trâmites da TI nas esferas judiciais.
Com o "desenvolvimento" do estado esperava calar as vozes que pediam a demarcação da TI.
Se julga injustiçado e afirma estar sendo vítima de Ongs estrangeiras e de "pessoas mal intencionadas" que só querem o retrocesso econômico do Estado de Roraima.
Se esquece que foi ele próprio quem criou este verdadeiro "samba do índio doido".
Os índios cansaram de esperar . Querem fazer justiça "com as próprias mãos" tomando à força o que a Justiça ja deveria ter lhes dado, mas ainda não o fez.
Invasões como esta só servirão para jogar a opinião publica contra os índios.
O Estado de Direito deve ser respeitado, pois mesmo corretos em suas demandas, os indígenas devem esperar o parecer final do Supremo Tribunal Federal (STF) para realmente agir.
Tudo que for feito antes disso será precipitado e ilegal.
"Devagar com o andor que o Santo é de barro".
(em tempo: O Município de Pacaraima, do Prefeito Paulo César Quartieiro, foi "erguido" dentro da área da TI Raposa CINCO ANOS APÓS ela ter sido demarcada como reserva indígena).
Nenhum comentário:
Postar um comentário